domingo, 29 de março de 2009

Certificação SCJP 5.0

Quem diria, vou postar pela primeira vez...hehehe
Aproveitando que em janeiro eu me tornei um Sun Certified Java Programmer for the Java Plataform 5.0, vou postar aqui algo que me perguntam de vez em quando, que é por onde estudei, quanto tempo estudei, se a prova é difícil, etc.


Vai aqui então a minha trajetória, se for útil para alguém... ótimo
Primeiramente, temos uma boa (e rápida) explicação do porquê tirar uma certificação.
  • Por onde estudar: Após pesquisar um pouco e perguntar a outras pessoas que já possuíam certificado qual era o melhor livro, acabei por adotar o livro de Katherine Sierra ( ou se você não tem muitas condições financeiras exitem caminhos alternativos). Antes que você se pergunte, a resposta é sim, foi o único lugar pelo qual estudei, e acreditem ..é suficiente.
  • Quanto tempo: O livro possui 10 capítulos, cabe a cada um programar-se de modo a ler (com toda atenção do mundo) cada capítulo. Demorei três meses e lia em média um capítulo por semana.
  • Exercitar: Com certeza apenas ler não é suficiente. Tem que exercitar (e muito), para esse fim utilizei apenas o Whizlabs, (ou mais uma vez para quem não tiver muitas condições, existem outras alternativas). Porém existem outras fontes também interessantes para quem quiser exercitar ainda mais (e tem tempo de sobra), como o Killer.
  • A prova: A prova não é fácil. O tempo e número de questões já são conhecidos e na minha opinião os pontos mais pertinentes na prova são: Threads, Overload, Overriding e Herança.
Bem, é isso, qualquer coisa podem me perguntar e tentarei ajudar no que for possível.

Um comentário: