quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dicas maravilhosas para ter uma postura corporal que lhe deixe mais confiante

Saiba que 80% da nossa comunicação é não verbal. Portanto conhecer alguns conceitos a respeito pode lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor entendimento sobre as pessoas ao seu redor. 

Nossa posição corporal influencia nosso comportamento. Se você simplesmente assumir uma "posição de poder" como a da imagem abaixo durante dois minutos você se sentirá mais poderoso. Biologicamente falando, seu nível de testosterona aumentará e seu nível de cortisol (hormônio causador do stress) diminuirá.



Este artigo é um resumo dos pontos que considero fundamentais da palestra do TED Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é com 21min de duração (em inglês Amy Cuddy: Your body language shapes who you are) e de alguns pontos do livro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal . Aliás, se você não conhece o TED recomendo fortemente que assista as várias palestras inspiradoras lá registradas.

Já percebeu que geralmente uma discussão é causada não pelo o que foi dito e sim como foi dito?


Nossa postura, ou melhor linguagem corporal, influencia diretamente nossas atitudes e vice-versa. Você faz constantemente decisões inconscientes baseado na linguagem da pessoa falando com você. Estudos demonstram que é possível predizer a partir da comunicação não verbal quem será promovido  ou contratado em uma entrevista, como também quem chamaremos para um encontro.

Tomemos por exemplo as posições de poder e dominação. Como normalmente os animais expressam que tais sentimentos? Eles tentam ocupar espaço, se fazem notar, se esticam.


Posições de poder entre animais

E quanto aos humanos? É a mesma coisa.

Imagem de pessoas em posição de poder

Algo inquietante, é que estudos mostram que pessoas que já nasceram cegas tendem a adotar posições de orgulho (conhecida como posição V ) ao venceram uma competição.

Posição V de poder

E quando nos sentimos tristes? Abatidos? É exatamente o contrário, tendemos a querer ocupar o mínimo de espaço possível, não queremos "esbarrar em ninguém".

Imagem de pouco poder

Observamos essas posições em vários contextos no nosso dia a dia. Você conseguiria diferenciar na imagem abaixo quem "emana poder" e quem "quer evitar problemas"?

Várias posições
Clique para ampliar

Como utilizar nossa linguagem corporal em nosso benefício


Nosso corpo sofre uma lei de causa e efeito entre nossa linguagem corporal e nossa mente. Ou seja, se você sente uma emoção seu corpo reage de modo caraterístico, mas também se você reagir de um modo característico você começará a experimentar as emoções associadas.

Por exemplo, se você está feliz seu corpo reage geralmente sorrindo. Entretanto se você estiver triste e for forçado a sorrir colocando uma caneta entre os dentes nos sentiremos mais felizes. Mas é instantâneo? Não. Mas 2min já são suficientes!

Agora com esse conhecimento você pode fazer coisas maravilhosas em seu benefício, por exemplo:

  • Adotar uma posição de poder durante 2min (em qualquer lugar como banheiro ou escada, por exemplo) antes de uma situação de tensão, como entrevistas de emprego, palestras ou discussões
  • Sorrir por 2min em situações que você quer literalmente "afastar a tristeza"
  • Evitar adotar posições de pouco poder 

Você pode estar pensando que é "artificial" e a mudança será apenas temporária, nesse caso você estaria certo...Contudo já foi demonstrado que ajustes mínimos podem levar a grandes mudanças, basta que esse ajuste seja feito com frequência. O caminho é, basicamente, esse: 


 Resumo
Clique para ampliar

E em termos mais práticos:

Resumo prático
Clique para ampliar


Acha importante compartilhar conhecimento? Compartilhe este artigo

Um comentário: